Não é novidade que a pandemia causada pela COVID-19 acelerou o processo de transformação digital em praticamente todos os setores e não foi diferente no contexto do varejo alimentar. “Não é mais o cliente que vai à loja, é a loja que vai ao cliente”. Essa é a grande lição que ficará como um dos principais legados da pandemia, na visão de Alberto Serrentino, CEO da Varese Retail [1]. Nesse sentido, o varejo alimentar também passou a investir fortemente em transformação digital e inovação.
A rede Carrefour, por exemplo, tem como meta atingir a digitalização de todo o seu ecossistema. O GPA (Grupo Pão de Açúcar), outro gigante do autosserviço alimentar brasileiro, destacou que está empenhado em consolidar uma cultura digital, capacitando seus profissionais para tanto. Dentre as novidades do GPA está prevista a criação do marketplace, o primeiro do Brasil exclusivamente do segmento do e-commerce alimentar.
O presidente do GPA salientou que as lojas físicas atravessam um momento desafiador, mas não acredita em sua extinção. Nas lojas físicas também é possível observar a transformação digital, a exemplo da implantação do autoatendimento e modernização das formas de pagamento. Dessa forma, o presidente do grupo pontuou que entende a tecnologia como uma ferramenta para melhorar o desempenho das lojas físicas e não as extinguir.
De acordo com os especialistas, um dos principais obstáculos que impede o avanço mais significativo e rápido da transformação digital no varejo é a cultura organizacional. Para que a transformação digital seja efetivamente adotada e integrada à estrutura das empresas, é essencial promover uma verdadeira mudança de mentalidade, começando pela liderança.
Para superar esse desafio, as empresas precisam tornar suas estruturas mais flexíveis e promover uma cultura de colaboração entre as equipes, reduzindo a hierarquia e a burocracia. Além disso, é fundamental cultivar uma mentalidade de resiliência em relação aos erros, incentivando a inovação e a incorporação de novas ideias. Assim, ao adotar uma cultura mais aberta, flexível e orientada para a inovação, o varejo estará melhor preparado para abraçar a transformação digital e aproveitar todo o seu potencial.
[1] https://samaisvarejo.com.br/detalhe/reportagens/proximos-passos-da-transformacao-digital-no-varejo-alimentar
Com mais de 45 anos de atuação, o Lemos é um escritório de advocacia empresarial que alia excelência jurídica a práticas de gestão modernas.
Rua Açu, 28
Alphaville Empresarial
Campinas-SP
CEP: 13.098-335