CLOUD COMPUTING: COMPUTAÇÃO EM NUVEM

26/09/2022

Lyana Breda

Computação em nuvem significa, em síntese, armazenamento de dados através de uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares e processamento de dados por meio da internet. Dessa forma, os dados podem ser acessados de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora independente de plataforma. Diversas empresas oferecem serviços relacionados ao “cloud computing”. O importante é que os sistemas oferecidos contem com recursos digitais capazes de garantir segurança aos dados armazenados, além de fácil acesso às informações pelos usuários autorizados. As empresas pioneiras em serviços relacionados à computação em nuvem foram: Amazon, Oracle, Google, IBM e Microsoft

Existem diferentes opções de nuvens. A nuvem privada, por exemplo, é constituída por uma só organização com sua própria nuvem de servidores e softwares para utilização sem um ponto de acesso público, enquanto a nuvem pública permite que várias empresas a usem de maneira simultânea. Por sua vez, a nuvem híbrida, é composta por duas ou mais infraestruturas de nuvens unidas por uma única tecnologia padronizada. Já a nuvem comunitária é de uso exclusivo de comunidades específicas que guardam interesses compartilhados.

As  principais características da computação em nuvem são: a) auto atendimento sob demanda, ou seja, é possível que um consumidor utilize de forma unilateral recursos de computação sem interação humana; b) amplo acesso à rede, ou seja, os recursos estão disponíveis na rede e podem ser acessados por mecanismos diversos tais como: tablets, celulares, computadores, estações de trabalho etc; c) pool de recursos, o que significa que os recursos de computação são agrupados para atender vários consumidores ao mesmo tempo; d) elasticidade rápida: os recursos podem ser liberados automaticamente; e) serviço medido: o que significa que o uso de recursos pode ser monitorado, o que colabora com o oferecimento de transparência do serviço tanto para o provedor quanto para o consumidor.

Outrossim, algumas das principais vantagens da computação em nuvem, além da possibilidade de utilizar softwares sem que eles estejam instalados no computador são: atualização do software de forma automática, otimização do trabalho corporativo, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo lugar e fácil acesso às informações armazenadas pelos usuários autorizados. A desvantagem, entretanto, é que depende de acesso à internet e a velocidade de processamento dos dados dependerá da velocidade da internet. Ademais, como todo tipo de serviço, a computação em nuvem é custeada.

Por fim, necessário destacar que as informações de uma empresa podem ser confidenciais em sua maioria, o que exige um controle de acesso dos utilizadores. Assim, imperioso lembrar que as empresas são responsáveis pela segurança e confidencialidade de seus dados, de modo que os fornecedores de computação contratados devem estar sempre preparados para auditorias externas e certificações de segurança.  No mesmo sentido, os provedores de computação em nuvem precisam estar preparados para lidar com questões de recuperação de dados em caso de incidentes de vazamento de dados, por exemplo.

Conclui, portanto, que a computação em nuvem traz uma série de vantagens, conforme acima destacado, mas é preciso estar devidamente aparelhada para garantir a privacidade e segurança dos dados. Por isso, as empresas devem sempre optar por fornecedores que estejam alinhados com as normas prescritas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Ao visitar nosso site, registramos dados como frequência de uso, data e hora de acesso, quando você vê ou clica em um conteúdo específico e suas preferências de conteúdo.