Aprovado pela Câmara dos Deputados Projeto de Lei nº 4401/21 que regulamenta as Criptomoedas

Category:

07//12/2022

Adriana Garibe

O Projeto de Lei nº 4401/21 (antigo nº 2303/2015) percorreu um longo caminho até ser aprovado, chegando a ser arquivado em 2017. Após a reabertura passou pelo Senado Federal, tendo sido aprovado efetivamente pela Câmara dos Deputados no dia 29 de novembro de 2022, e agora segue para sanção presidencial. O projeto dispõe sobre a inclusão das moedas virtuais e programas de milhagem aéreas na definição de “arranjos de pagamento” sob a supervisão do Banco Central.

A legislação em comento visa trazer mais segurança jurídica ao mercado das criptomoedas. Porém, há quem critique o projeto por ser muito genérico, de modo que se não for devidamente regulamentado, se tornará ineficaz na prática. O texto de lei entrega diversas lacunas que deverão ser preenchidas pelo Banco Central. Um dos temas mais discutidos levantado pelo projeto foi a questão da segregação de patrimônio, que foi rejeitada pelos Deputados. Outro ponto rejeitado foi a eliminação de impostos para a atividade de mineração de Bitcoin.

No início do mês de novembro, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) e mais quatro entidades que representam 1.051 empresas, entre elas a Meta (Facebook), Microsoft e IBM, haviam enviado uma carta conjunta ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pressionando a aprovação do projeto de lei. A aprovação do referido Projeto de Lei representa mais um avanço no sentido da sociedade tecnológica e globalizada à medida que as chamadas “moedas virtuais” ganham cada vez mais destaque nas operações financeiras no atual cenário do mundo digital.

Ao visitar nosso site, registramos dados como frequência de uso, data e hora de acesso, quando você vê ou clica em um conteúdo específico e suas preferências de conteúdo.