Concorrência desleal na Internet

Category:

3/11/2022

Adriana Garibe

Recentemente a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu como concorrência desleal a conduta de uma empresa que utilizou a marca registrada de uma concorrente como palavra-chave no sistema de links patrocinados do Google com intuito de desviar a clientela da concorrente em seu proveito. Neste caso, o STJ condenou a empresa a pagar danos morais à empresa prejudicada no montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Para completo entendimento do caso em comento necessário explicar que no sistema de links patrocinados, uma das ferramentas mais importantes do e-commerce, a empresa que paga pelo serviço tem o endereço de seu site exibido com destaque nos resultados de pesquisas sempre que o internauta busca por determinadas palavras chaves. O sistema de patrocínio feito nestes termos é lícito, mas obviamente deve respeitar os limites da propriedade intelectual para não caracterizar a prática de concorrência desleal.

Desta forma, mediante a vinculação de palavras chaves concorrentes, muitas empresas se beneficiam por meio de induzimento de consumidores a contratar seus serviços em detrimento de seus concorrentes. O Poder Judiciário, neste sentido, verificou um aumento considerável de ações judiciais movidas por empresas e pessoas físicas detentoras de marcas e patentes oficialmente registradas que tiveram seu nome utilizado de forma indevida em links patrocinados.

Em suma o que acontece é o seguinte:  a empresa cadastra seu anúncio em link patrocinado do Google AdWords registrando como palavra-chave a marca de um concorrente que tenha mais visibilidade no mercado. Assim, quando os usuários pesquisam pelo nome da empresa concorrente a outra empresa também aparece no resultado confundindo o consumidor.  

A prestação do serviço AdWord não isenta o Google em caso de concorrência desleal, de modo que a plataforma será eventualmente responsabilizada por permitir a veiculação indevida de anúncios no Google AdWords. O Poder Judiciário tem entendido que o Google também deve ser responsabilizado em caso de desvio de clientela e concorrência desleal, pois, diferentemente dos provedores de domínios, que são meras plataformas de veiculação de conteúdos produzidos e veiculados por terceiros, o Google AdWords realiza uma verdadeira relação contratual onerosa com as empresas anunciantes, não atuando, portanto, somente como hospedeiro de conteúdo gerado por terceiros.

Ao visitar nosso site, registramos dados como frequência de uso, data e hora de acesso, quando você vê ou clica em um conteúdo específico e suas preferências de conteúdo. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).