CONECTIVIDADE NAS ESCOLAS

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19/10/2022

Adriana Garibe

No Brasil cerca de 25% das escolas públicas ainda não tem acesso à internet, o que representa aproximadamente 35 mil escolas que não estão conectadas. E, ainda, das escolas públicas que têm acesso à internet, 50% não a utilizam para fins pedagógicos. Um número assustador de 5.435 escolas públicas brasileiras ainda sequer possui acesso à energia elétrica, o que, obviamente, compromete muito a educação.

Quando se fala em conectividade nas escolas o que está sendo tratado em síntese é a distribuição de equipamentos digitais e sinal de internet, fomentando, assim, o uso de tecnologia digital na educação. Para garantir a conectividade nas escolas necessário atentar-se para os seguintes passos:  a) diagnosticar qual a situação atual das escolas no tocante à conectividade; b) planejar a contratação de conectividade nas escolas (definindo, por exemplo, os ambientes que serão conectados, a velocidade da internet, distribuição do sinal etc); c) monitorar a conectividade das escolas (acompanhar indicadores de desempenho dos fornecedores, gerenciamento da rede e de riscos, e monitoramento do uso responsável e seguro da rede).

Em outras palavras, é preciso mapear a conexão nas escolas e sua qualificação. Não podemos esquecer que para garantir a conectividade das escolas é necessário capacitar o corpo docente para tanto e garantir que os estudantes tenham acesso aos equipamentos digitais dentro e fora da escola.

Devemos lembrar que educação de qualidade é condição fundamental para a inclusão social e quando se fala em educação de qualidade no momento presente há que se falar obrigatoriamente em utilização de tecnologias, as quais, em que pesem estarem amplamente disponíveis, ainda são desigualmente acessíveis, especialmente quando se trata de escolas públicas.          

Assim, é preciso ter em mente o conceito de Escola Conectada elaborado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), segundo o qual, para que as escolas possam ser transformadas pelo uso pedagógico, intencional e ético das tecnologias é imprescindível a adoção de ações e investimentos simultâneos em quatro dimensões: visão, competências, recursos educacionais digitais e infraestrutura.

Nesse sentido, uma Escola Conectada é entendida como “uma escola que possui visão estratégica e planejada para o uso da tecnologia na educação, expressa em seu currículo e nas práticas pedagógicas, com gestores/as e docentes com competências digitais desenvolvidas, com recursos educacionais digitais selecionados e alinhados ao currículo e com a infraestrutura adequada. Com isso, é capaz de oferecer ensino híbrido, integrando momentos presenciais e online, utilizando tecnologias digitais para ampliar o tempo, o espaço e o ritmo de aprendizagem dos/as estudantes”. [1] Acesso à internet, além de essencial para exercício de direitos sociais básicos, é condição necessária para oferta de educação de qualidade considerando a era tecnológica que estamos vivendo.

 

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