Entenda a parceria firmada entre Governo e Meta para localização de pessoas desaparecidas

Category:

28/09/2023

Adriana Garibe

No último dia 30 do mês de agosto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública firmou um acordo de cooperação técnica com a empresa Meta, a qual é proprietária das plataformas digitais Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp. A Meta, como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, tem um efetivo potencial de desempenhar um papel fundamental na transformação digital do país e no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios prementes. Foi nesse sentido que o governo brasileiro firmou uma parceria que visa encontrar pessoas desaparecidas.

A Meta será responsável pela emissão de um alerta de emergência através da ferramenta Amber Alerts acerca do desaparecimento de crianças e adolescentes até 18 anos de idade em suas plataformas digitais. A nova política está dividida da seguinte forma: consolidação de dados, como estabelecimento de fluxo das informações sobre o registro do desaparecimento e classificação nacional entre a esfera local e o laboratório de operações cibernéticas e definição de protocolos e manuais relativos aos temas e parcerias com plataformas digitais para a difusão das informações sobre os desaparecimentos.

Esse tipo de tecnologia já é utilizada nos Estados Unidos desde 1990 sendo responsável pela localização de aproximadamente 1.200 crianças. Não é novidade que as redes sociais têm um papel essencial na comunicação global e nesse sentido pode ser utilizada em prol da localização de pessoas desaparecidas. Atualmente, as redes sociais possuem informações de localização de seus usuários, ferramenta esta que será essencial para facilitar o processo de busca. Dentro do raio de 160 km todas as pessoas receberão uma notificação sobre o desaparecimento de determinado usuário e será disponibilizado um canal para compartilhamento de informações.

O desaparecimento de pessoas, embora não muito comentado, é um problema grave no Brasil e no mundo. Cumpre destacar, entretanto, que ainda não há uma data definida para a implementação efetiva do projeto, mas os especialistas defendem que ele será de suma importância para criar um ambiente mais seguro e eficaz ao ajudar na busca e localização de pessoas desaparecidas. Trata-se de mais uma iniciativa do governo no sentido de aliar-se a tecnologia quem tem sido visto com bons olhos.

Ao visitar nosso site, registramos dados como frequência de uso, data e hora de acesso, quando você vê ou clica em um conteúdo específico e suas preferências de conteúdo.