Entenda qual a relação entre a greve dos atores e roteiristas de Hollywood e a Inteligência Artificial

Category:

14/07/2023

Adriana Garibe

Nesta sexta-feira, dia 14 de julho de 2023, os atores de Holywood se unirão aos roteiristas na greve iniciada em maio, se de fato não for possível chegar a um acordo com os estúdios. Os roteiristas e atores demandam junto aos estúdios e streamings aumentos salariais, em especial relacionados aos direitos autorais, e proteção contra a ameaça trazida pelo uso da inteligência artificial. Segundo David S. Goyer roteirista de longas-metragens como Batman Begins e co-criador da série Sandman – o uso da tecnologia neste sentido apresenta um perigo para a sociedade como um todo, e não apenas no âmbito das profissões que envolvem criatividade.

O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA, da sigla em inglês) sustenta que a utilização exacerbada da inteligência artificial, no futuro, poderia levar à substituição de redatores humanos por máquinas. Os atores e roteiristas estão preocupados, portanto, com a sua substituição por imagens produzidas através da inteligência artificial, bem como com o uso indevido de sua imagem à medida que a inteligência artificial já é capaz de reproduzir imagem e voz praticamente idênticas à realidade barateando, assim, o custo das produções, o que certamente é um atrativo para os estúdios.

Inclusive, interessante mencionar que o episódio “Joan é Péssima” de Black Mirror, estrelado no Netflix por Salma Hayek e Annie Murphy, traz uma crítica ácida sobre o tema e é visto por atores como um “documentário do futuro, no qual a imagem de qualquer pessoa pode ser usada da maneira que quiserem” levantando, deste modo, uma discussão que merece destaque. A temática parece coisa de filme futurista, mas a verdade é que já é uma realidade, de modo que não podemos mais evitar o enfrentamento do tema. A greve já está impactando o andamento das produções e com a adesão dos atores o impacto será ainda maior atrasando, desta forma, a entrega de várias obras.

No Brasil, a temática também está dando o que falar haja vista a divulgação do comercial que recriou a falecida artista Elis Regina por meio de inteligência artificial para propaganda de carros. O uso da imagem da artista levantou questões éticas, razão pela qual os responsáveis pela propaganda estão sendo investigados pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária). De fato, essa discussão levanta uma relevante questão que merece ser analisada e debatida sob diversos pontos de vista para que a tecnologia não seja utilizada de forma prejudicial. Ainda são poucas respostas em meio a tantas perguntas.

Ao visitar nosso site, registramos dados como frequência de uso, data e hora de acesso, quando você vê ou clica em um conteúdo específico e suas preferências de conteúdo. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).