Possibilidade de aplicação retroativa das Sanções Administrativas pela ANPD

Category:

Adriana Garibe

No caso de processos administrativos que já foram instaurados pela ANPD contra empresas por suposta violação aos preceitos da LGPD, a autoridade poderá aplicar ao final as penas conforme previsão do regulamento ainda pendente de publicação. E esta é uma discussão que deve ser tratada com cautela, já que a retroatividade de aplicação das multas poderá gerar prejuízo a ampla defesa das empresas autuadas, o que, sem sombra de dúvidas causará a judicialização dos processos a fim de garantir o direito constitucional.

As penalidades administrativas previstas na LGPD entraram e vigor em 1º de agosto de 2021 e por esta razão, os agentes de tratamento poderão ser penalizados por condutas contrárias a LGPD ocorridas desde esta data.

Segundo a própria ANPD  a autoridade já recebeu mais de 6 mil denúncias de titulares de dados desde novembro de 2020 .  O  elevado número de denúncias dos titulares revela  a urgência da necessidade da adequação das empresas que ainda não implementaram um Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados .

O que se conclui é que as empresas devem correr mais do que nunca para se adequarem a LGPD, a fim de evitar a aplicação de penalidades e mais ainda, o desgaste de sua imagem no mercado.

Ao visitar nosso site, registramos dados como frequência de uso, data e hora de acesso, quando você vê ou clica em um conteúdo específico e suas preferências de conteúdo. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).