Segurança da informação, mídias sociais e mudança de cultura: desafios para empresas de todos os setores

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23/08/2022

Adriana Garibe

As mídias sociais tornaram-se instrumento de grande influência para as decisões de compra dos consumidores, sendo considerada hoje como foco estratégico para as organizações. O problema é que as redes sociais também apresentam enormes oportunidades para o abuso e a desinformação, bem como a distribuição de malware e a execução de fraudes. Assim, enquanto as organizações incrementam o uso de mídias sociais para capturar os benefícios de negócios, também devem colocar em prática estratégias para gerenciar os riscos advindos dessa nova prática. Ferramentas e técnicas, além de muito treinamento e realização de campanhas institucionais são necessárias para atenuar os riscos de incidentes e proteger a empresa contra ataques. Por isso, o investimento em segurança é imprescindível.

O melhor a ser feito para mitigar esses riscos é tratá-los de forma preventiva, com a definição de uma política clara para o uso de mídias sociais, incluindo a definição de responsabilidades e de um código de conduta, reforçar a conscientização de colaboradores sobre o uso adequado de mídias sociais e o que deve ser compartilhado nessas redes, além de treinamentos sobre navegação segura na Internet.  Devem também ser criados planos de ação para resposta a incidentes e para a gestão de crises, envolvendo equipes multidisciplinares. Seguindo esses passos, a vida da sua organização nas mídias sociais será, com certeza, mais tranquila.

Sabe-se que não é possível mudar a cultura organizacional do dia para noite. Porém as tecnologias aparecem de forma acelerada, e, junto com elas, os riscos de fraudes aumentam exponencialmente. Assim, não há outra saída a não ser investimento em tecnologia para garantir segurança da informação, e muito treinamento baseado nas normas de privacidade.

É necessário compartilhar a percepção dos riscos associados às atividades da

empresa e os impactos potenciais no negócio.  Dessa forma, cada colaborador passa a se enxergar como instrumento fundamental no auxílio à minimização de riscos que envolvem a segurança da informação, não só ligadas às redes sociais da empresa, mas também à navegação na internet e ao uso dos sistemas internos de gestão.

É importante que a empresa disponha de uma política de segurança atualizada e alinhada às necessidades e estratégias do negócio, mas é fundamental que ela seja conhecida pelos colaboradores. Mas apenas isso não é suficiente.

Os resultados efetivos de comprometimento ocorrem lentamente e, muitas vezes, são necessárias ações complementares. Por isso, o planejamento criterioso de um projeto de gestão de riscos envolvendo segurança da informação e proteção de dados,  no que diz respeito às novas tecnologias e às novas formas de comunicação com o mercado são de suma importância para qualquer negócio nos dias atuais.

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