STF DEFINE EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E COFINS E MODULA EFEITOS DA DECISÃO

Lyvia Amico

Por maioria de votos, os ministros do Supremo Tribunal Federal entenderam pela exclusão do ICMS destacado da base de cálculo das contribuições ao PIS COFINS ao julgar, no dia 13 de maio, os Embargos de Declaração no Recurso Extraordinário nº 574.706, pendentes de julgamento desde o ano de 2017.

A discussão ganhou força quando a Corte julgou inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo das contribuições ao PIS e à COFINS, em março de 2017, passando o Fisco Federal a defender que os contribuintes deveriam excluir o ICMS efetivamente recolhido, ao passo que os contribuintes entendiam pela exclusão do ICMS destacado nas notas fiscais.

Ainda, o Supremo Tribunal Federal definiu que os efeitos da declaração de inconstitucionalidade retroagem ao dia 15.03.2017, o que, na prática, significa:  

a) para os contribuintes que possuam ações propostas até 15.03.2017, o direito de reaver os valores recolhidos indevidamente a título de PIS/COFINS nos períodos anos anteriores, após o trânsito em julgado das respectivas ações judiciais, considerando na apuração dos créditos o ICMS destacado nos documentos fiscais e que foram considerados na base de cálculo das Contribuições Sociais.

b) para as ações judiciais propostas após 15.03.2017, o direito de reaver os valores recolhidos indevidamente a partir dessa data, não podendo abranger o período anterior a março de 2017.

c)  para os contribuintes que não propuseram, até então, ações judiciais e pretendem passar a excluir o ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS deverão propor as referidas ações judiciais, inclusive para pleitear a restituição dos valores pagos indevidamente a partir de março de 2017.   

Por fim, os pleitos de compensação de créditos de PIS/COFINS calculados considerando o ICMS destacado nos documentos fiscais não mais poderão ser impugnados pelo Fisco Federal quanto à essa modalidade de apuração.

Ao visitar nosso site, registramos dados como frequência de uso, data e hora de acesso, quando você vê ou clica em um conteúdo específico e suas preferências de conteúdo. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).